Tive alguns problemas quando tentei instalar o PostgreSQL em meu Ubuntu 16.04, busquei tutoriais escritos e em vídeos mas mesmo assim continuava tendo problemas. Após muita busca encontrei tutoriais em vídeo (link no final do post em FONTES) que somados a muita quebra de cabeça me fizeram enfim conseguir realizar a instalação desse SGBD. Foi incrível ver que não era tão complicado como alguns tutoriais faziam parecer e dedico esse post à como instalar o Postgre no Ubuntu e sistemas semelhantes, em posts que virão em seguida falarei de como realizar uma conexão utilizando o pgAdmin3, criar tablespaces e um banco de dados.
Vamos lá, o primeiro passo é abrir o seu terminal (pode abri-lo usando as teclas de atalho ctrl+alt+t) pois faremos a instalação utilizando-o, não se assuste a instalação do postgre pelo terminal provavelmente será mais simples do que você pensa.
1 - Agora que temos o terminal aberto vamos primeiro atualizar os repositórios do nosso sistema, para isso utilize o comando abaixo:
sudo apt-get update
Se você não estiver logado como root o sistema irá requerer sua senha, caso seja assim insira sua senha de root e confirme a operação com enter. Irá levar algum tempo, geralmente alguns segundos para que a lista de repositórios seja atualizada, aguarde;
2 - Agora vamos de fato instalar o SGBD PostgreSQL. Faça isso com o seguinte comando:
sudo apt-get install postgresql postgresql-contrib
Aparecerá uma mensagem perguntando se você deseja continuar, digite "y" ou "s" o que seu sistema requeri e tecle enter para continuar com a instalação;
Após o fim da execução do comando anterior o postgre já está instalado em seu sistema! Fácil não foi? Mas ainda é necessário realizar algumas tarefas então nos acompanhe:
1 - Ainda utilizando o terminal, vamos logar utilizando o usuário postgres, este usuário vem já por padrão no postgre. Use o comando abaixo:
sudo su - postgres
2 - Agora vamos acessar o nosso sistema gerenciador de banco de dados PostgreSQL com o comando a seguir:
psql -d postgres -U postgres
(No comando acima o psql é a chamada a um programa de acesso ao postgre, o -d representa "data-base", -U "usuário ou user" e postgres o usuário com o qual vamos acessar o postgre);
3 - Observe que a interface do terminal mudou um pouco, isso porque agora estamos utilizando o programa psql dentro do terminal e os comando a serem dados não são neste momento para o sistema operacional mas para o nosso SGBD. Vamos usar esse primeiro acesso para trocar a senha do nosso usuário postgres, use o comando abaixo para isso:
alter user postgres with password 'nova_senha';
(No lugar de "nova_senha" insira a senha que você deseja criar, os sinais ' ' devem ser mantidos).
Após a execução do comando acima a mensagem "ALTER ROLE" deve ser exibida, se isso não ocorrer você deve ter errado o comando, então procure o erro e tente novamente.
após a mensagem de confirmação ser exibida utilize o comando "\q" (sem as aspas) para sair do psql e em seguida o comando "exit" para sair do usuário postgres.
Observe que acessamos o postgre utilizando o psql via linha de texto, vamos agora instalar um programa que nos permitirá ter acesso ao SGBD via interface gráfica este programa é o pgAdmin. Para instala-lo digite no terminal o comando que segue:
sudo apt-get install pgadmin3.
Se a senha de root for solicitada insira e quando for pedido confirmação para continuar forneça "y" ou "s" e tecle enter, aguarde até o final da instalação.
Esse tutorial se encerra por aqui, agora basta que você abra o seu pgAdmin3 para trabalhar com o PostgreSQL.
FONTES:
Canal no Youtube da Marta Talitha: https://www.youtube.com/channel/UCLzqxqYAetFnk0F0S_01Lag
Nenhum comentário:
Postar um comentário